A arte sustentável de Christine Góes na Igara!

Christine Goés é uma artesã carioca autodidata que transforma descartes de madeiras, obtidas de demolição e de amigos marceneiros em acessórios de moda sustentável, pura arte ! Suas peças artesanais são um dos destaques do acervo da Igara Moda Arte não apenas pela sustentabilidade que tanto prezamos, mas também pela qualidade criativa e exclusiva de seu trabalho.

Christine começou a criar peças a partir de reciclagem no início dos anos 70, muito antes da produção sustentável e de dezenas de designações afins invadirem o mercado da moda. Suas experiências começaram no litoral da Bahia, onde viveu por cinco anos. Neste período Christine fazia luminárias e objetos de decoração reutilizando escamas de peixe, conchas, sementes e fibras.

As peças criadas por Christine Góes são como pequenas esculturas e cada uma é uma peça única.

A arte sustentável tomando forma através da experimentação de matérias-primas recicladas

Ao sair do mar para as montanhas, — quando voltou para o Rio, foi morar em Visconde de Mauá — Christine começou a trabalhar com insumos de diferentes texturas como bambu, galhos, favas e madeiras descartadas como jacarandá, pinho de riga, pau brasil e outras. Nesta fase, a artesã começou a desenvolver coleções de biojoias compostas por colares, pulseiras, brincos e aneis.

Depois de muito experimentar, Christine Góes elegeu a madeira como principal matéria-prima para a produção de acessórios que são como pequenas esculturas. Não à toa sua principal referência criativa foi o pintor, escultor, fotógrafo e artista plástico Frans Krajcberg (1921-2017), nascido na Polônia e naturalizado brasileiro.  As obras de Krajcberg são impactantes e visionárias, porque há mais de 50 anos o artista já utilizava elementos descartados da natureza, evidenciando seu ativismo ecológico e a sua contundente defesa do meio ambiente.

Christine Goés utiliza madeiras de demolição e de descartes. Produção 100% eco-friendly

E, assim como Krajcberg, o processo de criação de Christine é orgânico. Não há nenhuma chance de encomendas em série por mais amada que seja uma peça: “eu sinto o que a madeira me pede e vai acontecendo. Algumas transformam-se rapidamente em um colar, em um anel; outras vão se moldando e remoldando, podem começar como uma peça e acabarem como outra completamente diversa”, explica a artista.

Com uma edição limitada de biojoias que são 100% artesanais, Christine Góes é dona de uma coleção cobiçada por clientes que buscam um consumo mais sustentável, e , além disso, acessórios fora do comum, arrojados e exclusivos. Uma arte sustentável criativa que a Igara Moda Arte tem o prazer de expor e oferecer em nossas lojas física e online.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *