A ecomoda das bolsas de Monique Klein!

A Campo Grande a Tiracolo de Monique Klein faz malas, bolsas e estojos com foco em ecomoda através da reciclagem de banners e de malotes descartados. Atualmente, a Igara Moda Arte é o único ponto de venda fixo da marca, que voltou a ser vendida apenas por encomenda. A empresa tem sede no Mato Grosso do Sul e foi criada há uma década pela jornalista carioca especializada em educação ambiental Monique Klein. Nesse momento, pós limitações da pandemia, Monique se dedica ao desenvolvimento de uma linha vintage que levará sua assinatura.

Com uma linha 100% eco-friendly, a Campo Grande a Tiracolo leva o conceito de handmade ao pé da letra. Primeiro, Monique recolhe pessoalmente, com a sua camionete, os banners, malotes bancários e de correios doados pelas empresas. Em seguida, uma funcionária desmancha manualmente peça por peça. Logo depois, as lonas e banners passam por uma intensa higienização que inclui demorados molhos em bacias e secagem em varais. Assim, quando todo o material está perfeito para ser utilizado como insumo, Monique avalia e determina a utilização de cada um. Por fim, a empresária define design, acabamento e organiza a linha de produção.

 

D. Marilza desmancha manualmente malote por malote. A sustentabilidade da marca começa aqui!

A Campo Grande A Tiracolo e a Igara

A parceria entre a Igara Moda Arte e a Campo Grande a Tiracolo, tendo como elo comum a ecomoda,  data do início da nossa loja. Afinal, além de versáteis, despojados e ecologicamente corretos, os produtos criados dessa marca são únicos. As mochilas e bolsas em variados formatos são o carro-chefe da linha de produtos. Da mesma forma, também são alguns dos itens de moda sustentável mais vendidos na loja da Igara Moda Arte, no Rio de Janeiro.

Um ponto forte dos produtos dessa marca ecológica  mato-grossense é o design rústico e charmoso que faz alusão à fauna e flora do Pantanal. Acima de tudo, a escolha dos temas têm como objetivos resgatar e divulgar as belezas naturais da região. Jornalista atuante no Rio, Monique mudou-se para Campo Grande, em 1989, motivada por um namorado que tinha família na cidade. O relacionamento não deu certo. No entanto, ela se apaixonou pela natureza local, fixou residência e acabou fazendo carreira nas redes de TV locais.

 

As belezas naturais do Pantanal são temas recorrentes na produção da Campo Grade a Tiracolo.

A decisão de investir em sustentabilidade

Monique fez inúmeras matérias na área rural na TV Morena, afiliada à Rede Globo, o que a despertou para uma especialização em meio ambiente. Posteriormente, ela chegou a ministrar cursos nessa área. Contudo, ao unir seu olhar ecológico com uma criatividade que estava além dos textos, decidiu investir na experiência de reciclagem. Sua primeira atividade foi a produção de marcadores de livros, bonecas e bolsas com retalhos e tapeçaria.

Ao participar de uma feira ambiental, Monique Klein foi convidada pela Incubadora Municipal Zé Pereira para desenvolver uma linha de produtos recicláveis. A incubadora tinha acesso à doações de malotes de correios, banners, resíduos de cortinas, toldos e outros descartes. Enfim, a parceria deu certo e contou com apoio e orientação do Sebrae MS.  Como resultado dessa iniciativa, nasceu a Campo Grande a Tiracolo. Logo no início da produção da sua pequena empresa, Monique decidiu usar lonas coloridas de malotes bancários como principal insumo. Além disso, introduziu design de moda e mais capricho nos acabamentos.

 

Monique Klein: Toque fashion fazem bolsas cheias de estilo no lugar do que seria apenas descarte.

O cliente com consciência ecológica

A Campo Grande a Tiracolo chegou a produzir de 200 a 300 peças/mês com uma pequena equipe local. Por conta disso, a empresa vendeu coleções para lojistas do Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e São Paulo. Ironicamente, a empresária acredita que as grandes metrópoles concentram perfis de clientes mais seletivos e mais sensíveis à causa ambiental: “Os clientes das nossas bolsas já chegam com opinião sobre o produto. Eles valorizam o conceito do trabalho que fazemos e querem investir em peças duráveis, bonitas e ecologicamente corretas” , definiu.

 

O futuro: sustentabilidade em edições limitadas.

Agora, com as paralisações forçadas geradas pela pandemia do COVID-19, Monique Klein assumiu o novo rumo que quer dar para seus negócios. Um movimento que começou no final do ano passado e  foi intensificado pelas limitações atuais do comércio. Assim, a partir de 2021, a empreendedora quer apostar em mais qualidade de vida e de trabalho. Para isso, deseja focar sua produção em edições limitadas e numeradas de peças criadas com seu acervo vintage de malotes de correios de várias décadas.

 

Moda sustentável com louvor: A Campo Grande a Tiracolo ganhou o selo SPFW AMA em 2018

Nessa nova empreitada, as peças criadas por Monique Klein terão algumas características originais preservadas. Além disso, as peças serão valorizadas com aviamentos diferenciados, design arrojado e contarão com a sua assinatura na criação. Por último, os consumidores alvos desta nova linha de ecomoda em desenvolvimento serão esportistas e viajantes de todas as rotas.

 

A exclusividade da Igara Moda Arte como PDV.

Portanto, a marca mato-grossense parou sua produção regular e só vende sob encomenda. Então, se você quer garantir uma bolsa única da Campo Grande a Tiracolo fique ligado no acervo de ecomoda da Igara Moda Arte.

 

Campo Grande a Tiracolo: da lona bruta tratada até bolsas práticas e despojadas. Tem na Igara!
Visite nosso site e redes sociais para conferir as peças disponíveis
dessa marca sustentável que adoramos! 
Compartilhe:

4 comentário em “A ecomoda das bolsas de Monique Klein!

  1. Amiga abençoada sempre linda, que lindas peças, como sempre está sempre reinventado lindas peças, sempre bela e radiante, te admiro muito, desejo sempre muito sucesso, vc merece, te amooo sua poderosa inovadora 😍😍😍parabéns sempre, bjuss e da sua amiga Beth Arte Sul Mato-grossense

  2. Uau!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
    Que belo trabalho! Parabéns a minha amiga Monique! Sou fã das suas criações e orgulhosa da sua iniciativa tão criativa!
    Quero encomendar uma bolsa👍🏼

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *