Ecomodas: 12 anos de sustentabilidade!

O Projeto EcoModas, em Nova Friburgo (RJ), completou 12 anos de vida agora em março. Desde 1910, o casal Alex e Adriana Santos trabalha com sustentabilidade, consciência ambiental, consumo consciente, upcycling, reciclagem, reuso entre outras práticas defendidas hoje. Afinal, o planeta está apresentando a conta!

Há uma década o mundo ainda não tinha a urgência de repensar o uso excessivo dos recursos naturais para evitar um colapso planetário. Por isso, Alex e Adriana estão entre os empreendedores pioneiros em desenvolver práticas e posturas amigáveis com o planeta.

 

Plantar sementes para recuperar a natureza tornou-se a semente de um projeto muito maior

 

COMO A ECOMODAS NASCEU

A EcoModas começou com a reutilização de embalagens de bojo de sutiãs e cones de linha. Esse lixo têxtil foi reaproveitado como vasos para mudas de árvores nativas da Mata Atlântica usadas em replantações para preservar nascentes e matas ciliares em Nova Friburgo. Desde então, o Projeto já ofereceu mais de 30 mil mudas para plantios e doações para a cidade.

O projeto de replantio cresceu e hoje a EcoModas conta com o Viveiro Educandário. Esse projeto é muito visitado por escolas públicas e privadas para trabalhar a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos. De qualquer parte do mundo você pode visitar o Viveiro Educandário da EcoModas por um tour virtual 360° no Google Maps.

Mas era só o começo. O sucesso dessa iniciativa levou a EcoModas a buscar novas atividades sustentáveis. Atualmente, a marca cria e comercializa produtos através da reciclagem como banners, câmaras de pneus e calças jeans. Esse material pode ter origem em descartes de indústrias, do comércio e até de pessoas físicas.  Como resultado, na loja da EcoModas você encontra roupas, calçados, carteiras, bolsas e objetos de decoração 100% reciclados.

 

Viveiro Educandário: A atividade preferida das escolas

 

SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Uma visita no galpão sede do projeto revela o quanto o trabalho de apenas duas pessoas contribuiu para a preservação da natureza e redução do lixo urbano da cidade. Por conta disso, a EcoModas é um excelente “piloto” para empresas de todo o país investirem em sustentabilidade e economia circular, ou seja, recursos  otimizados e descarte destinado para reutilização.

A Escola de Sustentabilidade da EcoModas é a primeira escola deste tipo em todo o Estado do Rio de Janeiro. Acima de tudo, essa iniciativa pioneira tem como objetivo promover a conscientização ambiental de maneira prática, criativa e inovadora. Em seu espaço acontecem palestras, workshops, cursos e encontros. No entanto, as atividades não são restritas à população de Nova Friburgo; as cidades vizinhas do entorno também participam ativamente do projeto.

 

Bombas de Sementes

 

BOMBAS DE SEMENTES

Sob o mesmo ponto de vista, os participantes que participam dessa atividade aprendem a produzir pequenas bolas compostas de barro, adubo orgânico e sementes de árvores nativas da Mata Atlântica ou de flores. Depois disso, essas poderosas bolinhas orgânicas são utilizadas para revitalizar jardins, quintais e até praças.

 

BAG BANNER

O projeto Bag Banner, por outro lado,  reutiliza lonas de banners e outdoors de vinil para desenvolver produtos e brindes corporativos eco-friendly. Assim, esse material altamente poluente ganha sobrevida com a produção de bolsas, mochilas, carteiras e necessaires.

 

EcoModas: banners publicitários descartados viram produtos criativos e brindes corporativos

 

JEANS ECOFASHION

Todo mundo tem um jeans no armário, mas o que muita gente não sabe é que uma única calça jeans pode consumir até 6 mil litros de água em sua fabricação! Por essa razão, o projeto Jeans EcoFashion usa a prática de upcycling para transformar calças jeans usadas ou descartadas em roupas e sapatos exclusivos.

 

FEITO EM CÂMARA DE AR

Para minimizar o impacto da vasta quantidade de câmaras de ar de automóveis descartada por fábricas e borracharias  no meio ambiente, a  EcoModas criou o Projeto Recycle Camer. Dessa forma, esse resíduo altamente poluente é transformado em em bolsas, carteiras, estojos, colares, e brincos, entre outros acessórios.

 

Câmaras de ar de pneu: reuso na moda!

 

SEMENTE BEBÊ

Nessa simpática ideia,  a EcoModas doa mudas de árvores nativas da Mata-Atlântica para cada novo bebê que nascer em Nova Friburgo. Logo, qualquer familiar pode recolher a muda de semente para o bebê na sede da EcoModas, basta  responder um breve formulário e apresentar a certidão de nascimento da criança.

 

ADOTE UM BEIJA -FLOR!

Para apoiar os projetos da EcoModas, você pode “adotar” um beija-flor simbólico em três modalidades. Além de se apoiar um projeto do bem e se alinhar com a sustentabilidade, a adoção pode gerar vantagens como mudas de árvores, descontos e  gratuidades nas atividades. Logo depois, um dos pássaros levará seu nome e ficará pousado na parede do jardim ecológico da Escola de Sustentabilidade.

 

ENDEREÇO ECOMODAS: 1º Estágio do Teleférico – Rua Alexandre Korotynsky 418 – Centro, Nova Friburgo – RJ, 28625-645 – contato@ecomodas.com.br – Tel: (22) 2526 5572 – WhatsApp: (22) 9 9973 0834. Lola online: loja.ecomodas.com.br

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *