Os Novos Rumos da Igara

A Loja Conceito Igara Moda Arte, na cidade do Rio de Janeiro, fecha suas portas hoje, dia 01 Junho 2021. No entanto, a marca continuará a navegar com os propósitos originais que lhe deram origem.

O nome Igara significa “pequena canoa feita geralmente de um único tronco de árvore escavada”*. Esse nome nunca nos representou tanto!

Índios em uma Igara no Rio Negro – Amazônia

Igara Canoa X Igara Moda Arte

Assim como a Igara, antes de se tornar uma canoa, nossa marca também foi semente, cresceu e virou uma árvore que deu frutos. Uma trajetória muito bonita de interação e troca. Dessa forma, conseguimos dar visibilidade na produção artística de populações indígenas e ribeirinhas da Amazônia. Lá, em cada meandro dos seus rios, descobrimos mãos talentosas que fazem verdadeiras obras de arte. Não é justo que fiquem escondidas na floresta.

Biojoias e ecodecor, peças únicas feitas à mãos por artesãos indígenas da Amazônia

O Valor emocional do acervo Igara

A Igara Moda Arte também navegou por outros cantos deste Brasil. E foi assim que descobrimos muita gente criativa na arte de ressignificar matérias-primas urbanas descartáveis transformando-as em acessórios de moda ecológica. Construímos um rico acervo, pescando criações originais e sustentáveis neste emaranhado de pequenos rios de talentos que irrigam a nossa cultura artesanal brasileira. Hoje contamos com uma diversidade de produtos vindos das cincos regiões do Brasil.

Designers eco-friendly na Igara: Sophos Rio, Monica Krexa, Christine Góes e Carol Barreto

Responsabilidade e sustentabilidade

A escolha da marca Igara foi baseada no nosso propósito de buscar e valorizar produtos feitos no Brasil que respeitem à natureza. Além disso, sempre tivemos o sentimento de manter um comércio justo, um lugar diferenciado nas relações entre clientes, parceiros e colaboradores. Agora, novos tempos pedem novos rumos. Porém, o sentimento e o nossos propósitos são os mesmos dos nossos primeiros dias. 

Maio 2021: despedida da nossa Loja Conceito no Largo do Machado, Rio de Janeiro – RJ.

Novos rumos, mesmos propósitos

Podemos mudar o rumo, mas nem de longe vamos desistir de continuar nosso projeto. Estamos firmes em ser uma multimarca que valoriza e abriga artesãos indígenas e ribeirinhos, além de importantes designers eco-friendly. Enfim, criadores que já estão alinhados com a necessidade urgente de desenvolvermos um consumo mais conciente.

O fechamento da Loja Conceito Igara Moda Arte faz parte da estratégia de corrigirmos os rumos deste percurso, como exige a nova realidade do país. Assim, vamos centralizar esforços no nosso e-commerce para continuar a oferecer todas as riquezas artesanais que fazem parte da história da nossa empresa.

A relação de carinho e respeito que cultivamos desde 2008, quando abrimos nossa primeira loja, continuará na nossa loja online e também fisicamente. Em breve, abriremos um novo showroom no Espaço ARP ( @espacoarp ), Nova Friburgo, Rio de Janeiro.

Você que está aqui e que acompanha a Igara Moda Arte já faz parte de um novo tipo de consumidor. E , por isso, entende o valor de investirmos em peças de upcycling, reciclagem, reaproveitamento e sustentabilidade. Ou seja, em peças produzidas com responsabilidade com o planeta que sustenta nossas vidas. Vamos continuar a navegar juntos!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *