O que é biojoia e o que é ecojoia?

A consciência ecológica e a busca por um consumo mais amigável com o planeta aumentam a cada dia. Com isso, a moda sustentável é uma realidade em progresso. No entanto, muitos consumidores ainda têm dúvida sobre o que é biojoia e o que é ecojoia. Então, vamos entender?

A Igara Moda Arte oferece em seu acervo tanto biojoias, como ecojoias e, sim, ambas são eco-friendly, mas há muita diferença entre essas duas categorias. Porém, muitos canais as tratam como iguais ou confundem suas características. Enfim, vamos explicar tudo detalhadamente nesse post para você nunca mais ter dúvidas e ainda ajudar a divulgar as informações corretas.

 

Biojoia de sementes Jarina e Ecojoia de frascos plásticos reciclados. Click e veja mais no e-shop

 

Antes de tudo, os principais pontos em comum entre biojoias e ecojoias é que ambas são artesanais e amigas da sustentabilidade. As biojoias utilizam materiais naturais que não agridem o meio ambiente. Por outro lado, as ecojoias promovem o reuso de materiais que seriam descartados.

Entendendo o que é biojoia e o que é ecojoia.

Ecojoias – São acessórios de moda produzidos a partir da transformação de qualquer material que seria passível de descarte. Essas peças são artesanais e confeccionadas com a reutilização de materiais recicláveis descartados. Exemplos: latinhas de alumínio, chapas de raio-x, cápsulas de café, frascos variados de plástico, garrafas PET, tecidos, fios de eletrônicos, papelão; além de redes de pesca e etc.

Leia a Arte em Alumínio de Mônika Krexa

 

Pulseira Mônica Krexa em alumínio Coleção Ecojoia Urbana – Click e veja mais no e-shop

Biojoias – São acessórios de moda sustentável produzidos a partir de insumos orgânicos. Essas peças são artesanais e criadas a partir de elementos orgânicos retirados da natureza sem qualquer agressão. Exemplos: pedras, madeiras, ossos, fibras vegetais como piaçava, arumã, bananeira e pupunheira; além de sementes como açaí e jarina, cascas, plantas como capim dourado e outros insumos naturais.

Leia A arte Sustentável de Christine Góes

A valorização das biojoias e ecojoias no mercado.

Por serem artesanais, tanto a biojoia como a ecojoia são peças originais e únicas. Um dos pontos chaves para a sua valorização é a sua origem. Biojoias produzidas na Amazônia, por exemplo, ganham custos extras pelas dificuldades e distâncias geográficas. Do mesmo modo, Ecojoias confeccionadas com materiais como latinhas de alumínio e plásticos descartados têm custo quase zero, mas exigem um rigoroso tratamento e redesign. No entanto, é principalmente a criatividade, a originalidade e a artesania do designer/artesão/artista na elaboração dessas peças que definem seu valor no mercado.

Nesse processo de criação, tanto a biojoia como a ecojoia podem ganhar ainda mais valor pelo uso de metais preciosos ou nobres. Essas peças podem ter elementos com ouro, platina e prata; gemas como rubi, safira e esmeraldas; além de pedras semipreciosas como ágata, citrino, turquesa, quartzos entre outras.

Entendeu o que é biojoia e o que é ecojoia?

E então? Você entendeu a diferença entre o que é biojoia e o que é ecojoia? Se ainda tiver dúvidas, pergunte nos comentários. Vamos procurar esclarecer, porque queremos muito que esse universo de pessoas como você, que estão em busca de um consumo mais consciente nunca pare de crescer. Seja bem vindo ao nosso Planeta Verde!

Compartilhe:

4 comentário em “O que é biojoia e o que é ecojoia?

  1. trabalho com biojoias usando fibras de bananaeiras e capas do coqueiro, uso tbm, sementes da mata atlântica e madeira de arrasto da orla.

  2. Obrigado por este post! Uma dúvida, ao usar pedras que vem de uma Mineração ainda continua a ser eco-friendly?

    1. Olá Carol,
      Como somos uma empresa multimarca, escolhemos fornecedores que não trabalham com gemas e pedras em nossas peças. O importante no conceito de eco-friendly é saber sobre o completo ciclo de processamento dos produtores e fornecedores e a origem de cada matéria-prima. No caso de acessórios de moda onde há uso de destes materiais citados , da mesma maneira, é importante saber a procedência das gemas. Há empresas de mineração sérias que respeitam a legislação ambiental vigente , recompondo o solo e cuidando para que o meio ambiente, após a extração das gemas, tenha o menor impacto possível. Mas há vários outros, como extração mineral clandestina e predatória, que devem ser banidas pelo orgão controlador da atividade mineradora no país, a ANM (Agência Nacional de Mineração). Espero ter ajudando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *