Showroom Igara Moda Arte no Espaço ARP

Finalmente, em outubro, temos a felicidade de anunciar oficialmente a abertura do nosso showroom no Espaço ARP em Nova Friburgo. A Igara Moda Arte continua! Os novos tempos estão exigindo transformações e decisões para seguirmos, para reavaliarmos caminhos, para nos tornarmos melhores. Com a Igara Moda Arte foi assim. Por isso, abrimos mão das nossas lojas físicas no Largo do Machado, Rio de Janeiro, e focamos na nossa loja online, antes de partirmos para um novo espaço físico. 

Nossa marca recebe o trabalho e a arte de importantes designers eco-friendly e artesãos. Desse modo, no novo showroom e loja online, a Igara abriga um acervo de ecojoias, biojoias e ecodecoração de artesãos ribeirinhos e indígenas. Da mesma forma,  reunimos criações de designers e marcas eco-friendly. Por exemplo: Monica Krexa, Christine Góes, Carol Barreto, Paulo C. Borges, Monique Klein, Redeiras e Sophos Rio.

O conceito Igara está nos detalhes do novo showroom da marca no Espaço ARP – Nova Friburgo

A ESCOLHA DO ESPAÇO ARP

O ARP é um espaço multiuso em Nova Friburgo que valoriza, incentiva e trabalha para artistas, artesãos, empresários e empreendedores tornarem seus negócios possíveis e acessíveis. Por essas características, nosso CEO Eduardo Moreno e a nossa curadora Ely Bastos escolheram esse novo endereço estrategicamente.

—  Após as consequências do atual momento, decidimos sair da metrópole do Rio de Janeiro. De antemão, a escolha do município de Nova Friburgo foi pela sua tradição em moda e vocação para as artes. Igualmente, fizemos a opção pelo Espaço ARP quando entramos em contato com a história do local, repleta de pioneirismo e visão social da família ARP. Além disso, adoramos o conceito do espaço de associar o prazer de comprar a um ambiente aberto e amplo, cercado pela linda paisagem da serra fluminense. — explica o CEO da Igara Moda Arte.

— Queríamos um lugar com história, arte, moda e boa gastronomia. Portanto, por reunir tudo isso e muito mais, o Espaço ARP foi a nossa escolha como o lugal ideal para a nova morada da Igara Moda Arte. — completa a curadora da marca.

 

Eduardo Moreno e Ely Bastos: da metrópole do Rio de Janeiro para o ARP na Região Serrana

100 ANOS DA FÁBRICA DE RENDAS ARP

Apesar da aparência revitalizada, a estrutura do ARP tem 110 anos. Anteriormente, em 1911, esse espaço abrigou a Fábrica de Rendas Arp, um dos importantes polos industriais brasileiros na sua época. Fundada pelo empresário alemão Julius Ferdinand Arp , a fábrica começou com 39 funcionários e 89 máquinas. Ao passo que, em meados dos anos 2000, chegou a ter mais de 1300 trabalhadores, maquinário de última geração e tecnologia de ponta. Entre 2001 e 2005, foi premiada 4 vezes como melhor indústria têxtil do Rio, reafirmando-se como referência nacional no setor.

Imagens de trabalhadores, maquinários e vila para operários oferecida pela antiga Fábrica Arp

A ARP impactou Nova Friburgo em tanto aspectos positivos, que tornou-se um marco na cidade. Ainda no início do século passado, a fábrica foi pioneira em oferecer benefícios para seus trabalhadores. Por exemplo: alimentação, serviço médico e odontológico, residências de baixo custo, escola, programas de treinamento e atividades culturais como a formação de uma banda de música de funcionários.

Ao mesmo tempo, a ARP trouxe, literalmente,  luz (elétrica) para a cidade. Com isso, incentivou a instalação de outras industrias na cidade, movimentou o comércio, a construção civil e promoveu o desenvolvimento e o crescimento social e econômico de Nova Friburgo.

 

O FIM DA FÁBRICA E O INÍCIO DE UMA NOVA PROPOSTA

No entanto, em 2011, a fábrica foi abalada pela concorrência de produtos importados da Índia e da China, sem qualidade mas muito baratos. Ao mesmo tempo, as enchentes desse ano comprometeram 90% do seu maquinário e devastaram seus estoques de matéria-prima. Por fim, a pesada carga tributária brasileira completou o pior cenário nos 100 anos da fábrica. Sem saída, a direção fechou suas portas e indenizou seus funcionários.

Rua das Rendas: visual “instagramável” e a linha do tempo dos mais de 100 anos de história da ARP

ESPAÇO ARP: ARTE, MODA, LAZER, SERVIÇOS

A exemplo de Julius Arp, o DNA de fazer negócios proporcionando bem-estar à população perseverou na família. Sua quarta e quinta geração transformaram o espaço físico da fábrica no Espaço ARP, um empreendimento imobiliário com propósito de oferecer arte, cultura, lazer e novas opções de comércio para a cidade. Atualmente, o local conta com mais de 120 empresas instaladas nas mais diversas áreas: arte, moda, saúde, gastronomia, serviços e lazer. Por fim, agora a Igara Moda Arte está abraçada por um local físico mais alinhado com os pilares de marca. Queremos ver você por aqui!

NOVA IGARA MODA ARTE

SHOWROOM : Av. Conselheiro Julius Arp, 80 – BL 10 / sala 202 Centro, Nova Friburgo / RJ

LOJA ONLINE:  www.igaramodaarte.com.br

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *