O Reaproveitamento de Resíduos é o Futuro!

“Resíduo não é lixo, é recurso! ”. Essa frase do empreendedor Guilherme Campos, que atua na área socioambiental com foco no reaproveitamento de resíduos há quase uma década, resume o pilar da sua empresa Organokits . Do mesmo modo, explica a sinergia que ele encontrou com os valores eco-friendly da Igara Moda Arte. Agora, as duas marcas celebram uma parceria triangulada pelo Espaço ARP, de Nova Friburgo, através do núcleo de educação ambiental, arte e cultura SustentArp.

Reaproveitamento de resíduos na prática e na mente!

A organokits é um empreendimento de impacto socioambiental voltado para a valorização e para o reaproveitamento de resíduos. Atualmente com sede no Espaço ARP, a empresa gerencia o recolhimento de resíduos orgânicos e a produção de compostagem, via seu braço logístico Clube do Humus.

Guilherme criou a Organokits para gestão de resíduos e o Clube do Humus para as compostagens.

Dono de uma expertise na área ambiental, Guilherme Campos também oferece consultorias para boas práticas na gestão de resíduos; assim como a coordenação de programas de reciclagem em empresas. Para completar, na área educacional, o empreendedor promove palestras e cursos. Desta forma, ele costura seu objetivo de preparar novas gerações e também conscientiza, ao menos localmente, quem hoje contribui para o pior cenário mundial que o mundo já registrou em relação à produção de lixo.

O Brasil está entre os países que mais produzem lixo no mundo. Foto: MSN NOTÍCIAS

Descarte consciente para um mundo de lixo!

Segundo dados recentes, a humanidade só reaproveita 8,6% de tudo o que produz e utiliza. O restante, ou seja, 91,4% vira lixo e intoxica o planeta com milhares de toneladas diárias. Esse cenário, mais uma vez alarmante, está na 5ª edição do Circularity Gap Report. Esse estudo, elaborado pela Circle Economy, divulgado em janeiro/2023, cruza e analisa os fluxos da economia de todo o mundo.

“Não acho que vou estar vivo para ver uma virada mundial em relação à produção desenfreada de lixo. Mas, se eu puder ajudar a espalhar sementes para outros empreendedores continuarem a investir em reaproveitamento de resíduos pelo bem do planeta, minha contribuição para um mundo mais saudável estará garantida”, previu Guilherme em tom positivo.

Organokits: de uma horta caseira a modelo de negócio verde

Com pouco mais de cinco anos de atuação, a Organokits coleciona resultados e parcerias de peso. Desde então, a empresa coleta mensalmente cerca de seis toneladas de lixo orgânico em 16 bairros de Nova Friburgo, distribuídos em 98 residências e 11 empresas. Em paralelo, no papel de educador socioambiental, Guilherme Campos já ministrou mais de 500 horas de oficinas e palestras. “ Eu acredito no poder da formação de gerações mais conscientes que já começou com os millennials”, ressaltou.

Guilherme Campos já ministrou mais de 500 horas de oficinas e palestras: “acredito na educação”

Descarte consciente em pauta!

Sob o mesmo ponto de vista, grandes empresas e instituições fazem parceria com a Organokits para coletas como a UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (resíduos sólidos); a UFF – Universidade Federal Fluminense (resíduos eletrônicos), o Espaço ARP (eco-pontos de resíduos de papel, metal, plástico e vidro), a Ambev (resíduos de vidro) e a Renova (resíduos de óleo vegetal).

Um status impensável em 2014, quando Guilherme Campos, então um webdesigner, descobriu o prazer das hortas caseiras. Logo depois, para adubá-las, se interessou em aprender compostagem. Ao mesmo tempo, se deu conta do imenso desperdício de materiais orgânicos e embalagens no seu dia a dia. E, em seguida, ficou meses presenteando amigos com adubos caseiros (acompanhados de discursos de conscientização) até adquirir uma expertise que virou um modelo de negócio verde e uma postura de vida.

SustentArp: área no Espaço ARP que sedia a Organokits e promove atividades socioambientais

A Organokits, a ARP e a Igara Moda Arte

A Organokits hoje funciona no SustentArp, uma área criada pelo Espaço ARP em parceria com Guilherme Campos, de onde ele oferece sua expertise e serviços. Em contrapartida, Guilherme coordena o programa de reaproveitamento de resíduos da ARP e promove atividades educacionais e socioambientais no local.

Foi durante a organização de um evento em abril último, pela comemoração do Dia dos Povos Originários, que o encontro entre a Organokits e a Igara Moda Arte aconteceu. A Igara, que também tem sede na ARP, foi um dos patrocinadores das atividades do SustentArp; além de contribuir com a instalação de uma árvore estilizada com suas peças eco-friendly e indígenas. Enfim, Guilherme gostou tanto do resultado que acabou oferecendo um espaço fixo para exposição da marca.

Organokits no SustentArp e a instalação e patrocínio da Igara da oficina de arte em 19 de abril.

“Eu sempre tive um encantamento pela Igara Moda Arte, por sua essência sustentável e pela valorização dos povos originários que eles defendem há anos”, declarou.

Em paralelo às atividades da Organokits, Guilherme está fazendo uma curadoria para a loja que montou no SustentArp. Lá, ele já oferece adubos de compostagem, mudas, cachepôs, ecobags e eco camisetas, entre outros produtos e marcas que representam reaproveitamento e consumo consciente. “ Convidar a Igara para fazer parte desse time foi natural”, finalizou o empreendedor.

Onde?

Espaço ARP – Av. Conselheiro Július Arp, 80 – Centro, Nova Friburgo – RJ, 28623-000

Organokits /SustentArp – Espaço ARP – Atrás do Bloco 11, ao lado do Arp Garten – (22) 98844 7829

Igara Moda Arte /Showroom – Espaço ARP –  Bloco 10 – Sala 202 – (21) 98836-1954

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *