Igara no Rio Negro – AM

O relato da curadora da Igara Moda Arte, Ely Bastos sobre a recente viagem da Equipe Igara na Amazônia, mais uma vez, nos presenteia com uma vivência emocionante que iremos apresentar em três partes. A primeira é sobre o Rio Negro, um dos maiores afluentes do Rio Amazonas e o mais extenso rio de água negra do mundo! 

 

A beleza do Rio Negro

Em Novembro de 2019,  a equipe Igara (Ely Bastos, Gezualda Lemos e Waldemiro Lima) partiu de Manaus, pelo Rio Negro, rumo às cidades de Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. O meio de transporte utilizado foi a embarcação ferry boat Lady Luiza.

 

Equipe Igara: Waldemiro Lima, Ely Bastos e Gezualda Lemos

Viajar em um transporte fluvial já é uma experiência e tanto para quem vive em uma metrópole como o Rio de Janeiro, além disso, as distâncias entre cidades, em um estado que é maior do que muitos países, também é um desafio. O tempo de percurso da viagem de Manaus para Barcelos são de 36 horas.

 

Saída de Manaus – Vista do Porto de São Raimundo

A escolha de um barco seguro, com suíte com ar-condicionado, bastante espaço para redes, comida boa regional e  excelente atendimento pode mudar a percepção dessa viagem. Afinal, o que poderia ser torturante, torna-se uma excelente oportunidade de conhecer o povo local, os viajantes;  fazer novas amizades; descansar e impactar-se com a natureza ao redor. 

 

Acima as acomodações do Lady Luiza, abaixo a equipe com viajantes.

 

Navegar no Rio Negro e poder assistir aquela imensidão de águas negras como protagonista, em uma cenografia pintada pelos tons de verde da floresta sob a luz do sol, foi emocionante, instigante, sufocante e arrebatador…como se eu estivesse em outro planeta.
(Ely Bastos – Curadora Igara Moda Arte). 

 

36 horas de viagem e de beleza da natureza amazônica

A bacia do Rio Negro

A bacia hidrográfica do Rio Negro, com aproximadamente 71 milhões de hectares, abrange quatro países: Brasil, Colômbia, Venezuela e Guiana. Possui cerca de 700 rios, 8 mil igarapés* e 2 dos maiores arquipélagos fluviais do mundo (Complexo AnaviIhanas, Novo Airão-AM e Complexo Mariuá, Barcelos-AM). Esta área contém 23 municípios onde vivem mais de 40 povos indígenas.

Dentre os grupos étnicos locais, mas da metade habitam a porção brasileira da bacia  do Rio Negro:  Arapaso, Baniwa, Baré, Bará, Desana, Dow, Hupda, Karapanã, Kubeo, Kuripako, Makuna, Miriti-Tapuya, Nadob, Pira-Tapuya, Siriano, Tariana,  Tukano,  Tuyuka, Wanana, Yanomami, Yuhupde,  Werekena.

 

Igara na Amazônia

 

Ir para a Amazônia pesquisar materiais, conhecer fornecedores indígenas e ribeirinhos, visitar feiras e apoiar as variadas comunidades locais, faz parte da construção do conceito da Igara Moda Arte. Em 2019, a equipe Igara esteve duas vezes na região. A primeira registramos em três especiais posts que você pode conferir aqui: Igara na Amazônia – Parte 1 ; Igara na Amazônia – Parte 2 e Igara na Amazônia – Parte 3. O post do Rio Negro é o primeiro da trilogia da segunda viagem. Acompanhe por aqui os próximos!

 

Pesquisa Ely Bastos | Fonte bibliográfica: Barra, Camila Sobral & Dias, Carlas.  Barcelos indígena e ribeirinha: um perfil socioambiental, São Paulo: Instituto Socioambiental, 1913.  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *