Artesanato indígena do Alto Solimões: Igara na Amazônia – Parte 1

O Sebrae-AM organizou uma especial Rodada de Negócios com etnias indígenas no município de Benjamin Constant (AM) , nos dias 28 e 29 de março, para promover o artesanato artesanato indígena do Alto Solimões. Com isso, nossa curadora Ely Bastos e Gezualda Lemos, da nossa equipe, estiveram lá para apoiar as comunidades indígenas e conferir as criações. E , assim, adquirir acessórios originais para o acervo de ecoacessórios , bem como o acervo de artesanato indígena da Amazônia da Igara Moda Arte.

Ely Bastos e Gezualda Lemos com índios da etnia Ticuna – Comunidade Bom Caminho.

Essa 1ª Rodada de Negócios de Artesanato no Alto Solimões faz parte do Projeto Brasil Original, que aproxima empresários lojistas — especializados em artesanato brasileiro e ecoacessórios — de artesãos , em especial aqueles de etnias indígenas, para incentivar o comércio da produção artesanal das comunidades espalhadas por todo o país.

Ely Bastos e Gezualda entre índios Marubus e Matis

AS ETNIAS PRESENTES E A RIQUEZA DO ACERVO DE ARTESANATO INDÍGENA BRASILEIRO

Olha gente, a diversidade das peças apresentadas no evento dão uma pequena amostra da riqueza do artesanato indígena amazônico. Entre elas , estavam cestarias, esculturas, pinturas, mascaras, lanças e joias, entre outros produtos feitos pelas mãos de vários artistas indígenas do Amazonas. Por exemplo, representantes das etnias do Alto Solimões (Ticunas e Kokamas) e Vale do Javari (Matis, Morubos, Korubos, e Kanamari), todos habitantes da região da tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia. Além destas, as etnias do Alto Rio Negro (Tucanos e Baniwas) também participaram como convidadas.

Arte índígena na 1º Rodada de Negócios do Alto Solimões – AM

Fica aqui nosso agradecimento a todos da equipe SEBRAE-AM, FEI, FUNAI, SETRAB, Secretaria de Turismo da Prefeitura de Benjamin Constant, que atuaram para a realização desse evento.

Amamos a criatividade indígena: natureza sempre respeitada.

Com o fim da Rodada de Negócios com as etnias indígenas em Benjamin Constant, nossa curadora Ely Bastos parte para outra no Parque do Mindu com artesãos indígenas de Manaus. Novidades chegando…

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *