Artesanato Brasileiro e produtos sustentáveis, este foi tema que veio forte entre as ideias, para escrever este primeiro artigo para o nosso blog. A razão é simples: É o que nos move, é o que gostamos e investimos.
Assim, a Igara Moda Arte é mais que uma empresa que busca ser uma marca sustentável. Além disso, é um projeto de vida de pessoas que valorizam os talentos do artesanato brasileiro. Com ênfase para aqueles artistas que buscam produzir peças sustentáveis e criativas.
A nossa empresa é estruturada na base familiar. Com isso, traz para equipe, o bom convívio e o conhecimento das habilidades de cada um. Porém, sempre com um proposito comum de buscar e oferecer o que há de melhor no segmento de artesanato brasileiro.
Igara, o lugar onde Artesanato brasileiro alia-se ao design inovador.
Parte da nossa equipe é da região amazônica, onde grande parte de nossos acessórios sustentáveis e artesanatos nacionais são produzidos. Assim, essa bagagem cultural regional é repassada à toda equipe. E, quem ganha é o público consumidor. Isto é, informamos aos nossos clientes a origem e processo de produção envolvidos em cada peça. Desde o tipo de matéria-prima até o processo de produção sustentável dos nossos produtos ecológicos. Sendo assim, o método utilizado no processo de venda resulta em valor agregado de nossos produtos sustentáveis. Em outras palavras, traz simultaneamente para o cliente, as raízes de várias gerações de artistas do artesanato brasileiro, aliado ao design e conceito atemporal das peças.
“Ao contrário dos países em que o design erudito e industrial se desenvolveu a partir da tradição artesanal (Itália, Japão, países escandinavos, por exemplo), no Brasil essas duas atividades sempre viveram em mundos separados, situados em campos até mesmo opostos”
(Profª Adelia Borges| 2011)
A orientação para que a nossa equipe esteja sempre apta a “contar a história de cada peça”, ou seja, storytelling dos produtos. Em razão disto, o cliente percebe o valor que resulta da junção dos produtos do artesanato brasileiro tradicional e com o acabamento estético refinado.
Concluindo, a experiência de uma ecomarca neste nicho de mercado artesanal deve conectar e informar o cliente com o artista. Não só sobre o valor estético das peças. Mas sobre a expressão da identidade criativa e da percepção do local em que foi concebida.
Eduardo Moreno
(Sócio Igara Moda Arte | Geólogo – USP)