FAM-fundacao-almerinda-malaquias

FAM: Artesanato amazônico em madeira de Novo Airão, conheça!

Oi gente, como prometemos, vamos apresentar os fornecedores da Igara Moda Arte  aqui no blog.  Começaremos, então, pela Fundação Almerinda Malaquias (FAM), que conta com um time de talentosos artesãos amazonenses que contribuem para a coleção de artesanato amazônico da Igara. Uma parceria que busca o mesmo o objetivo , ou seja, oferecer aos clientes opções de peças e utensílios de decoração sustentáveis, produzidos por artesãos e designers brasileiros.

Assim, falando da FAM, não há como não falar do Novo Airão, essa adorável cidade brasileira, próxima a Manaus-AM. Este município que  sempre merece uma extensão da nossa visita para explorarmos a sua simplicidade, a sua bela natureza e as suas particulares atrações. Confira o post completo, conheça, e também caia de amores! 💚

FAM: formação profissional e educação ambiental para crianças, adolescentes e famílias.
FUNDAÇÃO ALMERINDA MALAQUIAS, UM EXEMPLO DE ARTESANATO AMAZÔNICO SUSTENTÁVEL

A Fundação Almerinda Malaquias é um centro de educação e formação profissional de artesãos e marceneiros que atua junto às comunidades carentes no município de Novo Airão, gerando capacitação e renda.

Deste modo, na FAM, mestres, aprendizes e profissionais treinados e qualificados pela instituição partem do reaproveitamento de  madeiras descartadas da construção naval para produzirem esculturas eco-friendly decorativas inspiradas na fauna amazônica e natureza brasileira.

Porta-joias Tatu: Uma das peça da FAM encontradas na Igara Moda Arte

Desde de 2016, a Igara Moda Arte disponibiliza peças produzidas pelos integrantes da FAM , não só pela beleza e originalidade das peças da arte ribeirinha, mas principalmente pela identificação com os objetivos da fundação.

Afinal, defender a preservação da natureza, apoiar as comunidades carentes e indígenas do norte do Brasil, e oferecer produtos decorativos, lúdicos, bonitos e do bem vêm ao encontro a tudo o que a gente mais quer! 💚

Peças da FAM disponíveis na Igara Moda Arte e jovem artesão em ação!

Por isso, sempre que possível, a equipe da Igara Moda Arte periodicamente visita a Fundação Almerinda Malaquias em Novo Airão para escolher objetos ecodecorativos para a coleção de nossa loja fisica e e-commerce. Sem exceção, lá, somos sempre amavelmente recebidos e adoramos ver de perto a produção manual das peças de arte ecodecor e o desenvolvimento de jovens profissionais que, muitas vezes, são fundamentais no sustento de suas famílias.

Além disso, a FAM possui um espaço de floresta a 6 km do centro da cidade, onde está sendo implantado um centro de sensibilização e pesquisa sobre o meio ambiente – Espaço Ekobé – com o apoio do Governo do Japão e da Associação Ailleurs Aussi, da Suíça.

Equipe Igara entre a equipe da FAM | Peça disponível na Igara | Jovem artesão esculpindo.
 NOVO AIRÃO: PAISAGENS, PARQUES E BOTOS SUPER FOFOS!💚

Novo Airão fica a cerca de 180 km de Manaus e seu acesso ficou mais fácil depois da inauguração da Ponte Rio Negro. Então, não perca a oportunidade de conhecer a atração mais famosa da cidade: a interação com os botos no flutuante da Dona Marilda.

Olha que história bacana! Anos atrás, essa senhora e suas filhas começaram a alimentar os botos quando estavam às margens do rio. Esses emblemáticos bichos da fauna amazônica, nada bobos, amaram o agrado e passaram a voltar sempre. Devido a este fato, a história se espalhou e, hoje, pessoas do mundo todo visitam Novo Airão para ver essas fofuras de perto. Nosso gestor Eduardo Moreno e nossa curadora Ely Bastos viveram essa experiência e nos contaram que os botos amam receber carinhos.

Saiba mais aqui no Ama Boto!

Ely Bastos e Eduardo Moreno curtindo o show de fofura dos botos de Novo Airão!

Mas, Novo Airão não tem somente o artesanato amazônico para encantar os turistas, há também outras atrações que valem a visita.  Por exemplo, desfrutar : animais da região; os corredores verdes; lagos e praias dos Parques Nacional de Anavilhanas (praias do Meio, Baranoá, Camaleão, Aracari, Jauari, Mirapinima e Camutirana) e Nacional do Jaú (praias Praia da Velha, o Rio Carabinani); a Cachoeira do Itaúbal; trilhas imperdíveis pela região; as ruínas de Velho Airão; a Cachoeira do São Domingo e as Grutas do Madadá.  Enfim, um banho maravilhoso de natureza com céu azul, paisagens verdes e aquáticas, animais e muita paz!

CONFIRA ABAIXO ALGUNS REGISTROS  DESSE APAIXONANTE RECANTO BRASILEIRO. 💚
Novo Airão: beleza natural desde a chegada!
Nossa equipe cercada da natureza que tanto inspira a Igara Moda Arte!
Paisagens verdes, animais, harmonia = conexão com o melhor do universo.
Vastidão e muita paz….Quem não ama?

Fotos FAM: Site FAM e Eduardo Moreno

Fotos produtos: Maria Doria | Equipe Igara Moda Arte

Fotos Botos: Site Ama Botos e Eduardo Moreno

Fotos Novo Airão: Eduardo Moreno

Compartilhe:

2 comentário em “FAM: Artesanato amazônico em madeira de Novo Airão, conheça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *