O Sebrae-AM organizou uma especial Rodada de Negócios com etnias indígenas no município de Benjamin Constant (AM) , nos dias 28 e 29 de março, para promover o artesanato artesanato indígena do Alto Solimões. Com isso, nossa curadora Ely Bastos e Gezualda Lemos, da nossa equipe, estiveram lá para apoiar as comunidades indígenas e conferir as criações. E , assim, adquirir acessórios originais para o acervo de ecoacessórios , bem como o acervo de artesanato indígena da Amazônia da Igara Moda Arte.
Essa 1ª Rodada de Negócios de Artesanato no Alto Solimões faz parte do Projeto Brasil Original, que aproxima empresários lojistas — especializados em artesanato brasileiro e ecoacessórios — de artesãos , em especial aqueles de etnias indígenas, para incentivar o comércio da produção artesanal das comunidades espalhadas por todo o país.
AS ETNIAS PRESENTES E A RIQUEZA DO ACERVO DE ARTESANATO INDÍGENA BRASILEIRO
Olha gente, a diversidade das peças apresentadas no evento dão uma pequena amostra da riqueza do artesanato indígena amazônico. Entre elas , estavam cestarias, esculturas, pinturas, mascaras, lanças e joias, entre outros produtos feitos pelas mãos de vários artistas indígenas do Amazonas. Por exemplo, representantes das etnias do Alto Solimões (Ticunas e Kokamas) e Vale do Javari (Matis, Morubos, Korubos, e Kanamari), todos habitantes da região da tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia. Além destas, as etnias do Alto Rio Negro (Tucanos e Baniwas) também participaram como convidadas.
Fica aqui nosso agradecimento a todos da equipe SEBRAE-AM, FEI, FUNAI, SETRAB, Secretaria de Turismo da Prefeitura de Benjamin Constant, que atuaram para a realização desse evento.
Com o fim da Rodada de Negócios com as etnias indígenas em Benjamin Constant, nossa curadora Ely Bastos parte para outra no Parque do Mindu com artesãos indígenas de Manaus. Novidades chegando…