Moda-sustentavel-Amazonasl

Igara: um olhar em biojoias e outro em ecojoias

Afinal, de onde surgiu o foco da Igara em biojoias,  ecojoias e ecodecor ? A sócia e curadora Ely Bastos esclarece.

Antes de mais nada, a curadoria da Igara Moda Arte é inspirada na minha vivência na Amazônia. Sou uma cabocla amazonense — (perdida ou achada, quem sabe?)— no Rio de Janeiro. Portanto, a minha origem e minha saudade amazônica aguçam a minha curiosidade na direção do que é mais orgânico, saudável e espontâneo. Com isso, é quase direto o foco nas questões que envolvem , sustentabilidade nos produtos e serviços, preservação do meio-ambiente, reciclagem urbana no nosso país.

Vivo em uma ponte Rio de Janeiro-Amazonas; rural-urbano; buzinas-silêncio; multidão-isolamento; caos-monotonia que me instiga entre duas realidades contrastantes. Deste modo, desafiou-me a encontrar o melhor de cada uma destas peculiaridades destas regiões. Assim, o resultado foi um mix de produtos de moda sustentável orgânica (biojoias) , moda sustentável urbana (ecojoias) e decoração sustentável (ecodecor).

Biojoias e Ecodecor

A proposta da nossa curadoria teve como foco valorizar tanto artesãos, como designers ligados ao que há de melhor na produção de moda-arte ecológica brasileira. Assim são os acessórios sustentáveis, produzidos artesanalmente em pequena escala devido a matéria-prima empregada. Por exemplo, são insumos orgânicos como madeira de descarte, sementes e fibras vegetais. E, a partir disso, são criadas as biojoias, peças diferenciadas únicas, atemporais e versáteis como complemento de moda sustentável. Além disso, estes mesmos insumos orgânicos são fonte de inspiração para os artistas parceiros produzirem produtos de decoração sustentável. Por fim, nesta coleção ecodecor, incluímos produtos de arte indígena  confeccionados por diferentes etnias indígenas amazônicas.

Transformação de resíduos orgânicos (madeiras de descarte e sementes) em  ecodecoração e biojoias!

Ecojoias

Por outro lado, as memórias vindas da minha infância no Amazonas, onde a cultura da cooperação , utilização consciente dos recursos naturais e reutilização de materiais sempre estiveram muito fortes em mim. Por isso, fica evidente a busca do outro foco da curadoria em buscar artistas que compartilhavam da mesmas idéias . Assim , no ambiente urbano, garimpamos artistas que se utiliza, de  vários materiais de descartes urbanos, para produzirem as lindas ecojoias, com DNA de moda ecológica urbana.

Transformação de resíduos urbanos e industriais em ecojoias!

Um olhar amazônico e outro urbano…

A minha experiência em seleção e organização de acervos — competência adquirida nos meus tempos de bibliotecária—  faz com que eu mantenha uma rotina de pesquisa organizada  e contínua. Assim, descobrir uma produção interessante de acessórios ecológicos upcylcling  ou ,ainda produtos de moda sustentável orgânica  é um prazer. Em resumo, um orgulho na construção da coleções Igara.

Meu sócio, companheiro e gestor da Igara, Eduardo Moreno complementa a visão da curadoria da nossa  marca sustentável.  Tanto seu olhar paulistano e cosmopolita, como sua bagagem multicultural — vinda das suas andanças por todo o Brasil como geólogo — são fundamentais. Em suma , uma combinação que nos permite oferecer aos nossos clientes produtos com personalidade, responsabilidade ambiental e social.

Ely Bastos

(Sócia e curadora Igara Moda Arte | Bibliotecária UFAM)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *