Consumo Consciente em 10 passos!

Não é exagero dizer que o Planeta está em estado de emergência com o alerta das mudanças climáticas provocadas pelos abusos da civilização. Hoje, o consumo consciente não é apenas uma boa prática, é uma necessidade, ou melhor, uma exigência para garantirmos qualidade de vida no futuro. Por conta disso, temos que repensar nossos hábitos de consumo, temos que consumir de forma mais responsável, e temos que aprender a fazer isso.

Como podemos, de fato, praticar um consumo consciente?

Aqui estão 10 passos práticos para ajudar você a se tornar um consumidor mais consciente. Sem dúvidas, trata-se de uma jornada de aprendizado e adaptação. Embora esses passos possam parecer desafiadores no começo, cada pequena ação conta.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo”

Dalai Lama – Líder religioso do Tibete

 
  1. Eduque-se sobre o impacto das suas escolhas

Em primeiro lugar, busque informações sobre o que está por trás dos produtos que você consome. Pois, entender os processos de produção e como as marcas lidam com o meio ambiente e com as pessoas envolvidas é essencial para começar a ter um consumo consciente..

  1. Priorize marcas transparentes e éticas

Escolha marcas que divulguem suas práticas de produção e valores claramente. Normalmente, empresas éticas são transparentes sobre como tratam seus funcionários e sobre o impacto ambiental que geram. Essa transparência deve ser um fator decisivo na sua decisão de compra.

  1. Evite o consumo por impulso

Pare e pense antes de comprar. Avalie se o produto é realmente necessário antes de adquiri-lo. O consumo consciente passa pela análise dos nossos reais interesses e não apenas pelo desejo momentâneo. Em vez disso, tenha uma lista de itens realmente essenciais para você. Planeje!

  1. Prefira produtos duráveis e de qualidade

Produtos de qualidade e longa duração geralmente exigem um investimento maior, porém, a longo prazo, reduzem o acúmulo de resíduos e até economizam seu dinheiro. Ou seja, opte por peças que não precisarão ser substituídas em breve.

  1. Apoie negócios locais

Sempre que possível, compre de pequenos negócios locais. Além de contribuir para o crescimento da economia da sua região, você ainda reduz a pegada de carbono ao evitar o transporte de longa distância.

“Pequenos atos, quando multiplicados por milhões

de pessoas, podem transformar o mundo.”

Howard Zinn, historiador e ativista norte-americano.

 

  1. Reduza, reutilize e recicle

Essa é a base de um consumo consciente. Primeiramente, reduza o desperdício comprando menos e somente o necessário. Em seguida, reutilize produtos e materiais sempre que possível e, finalmente, recicle o que já não tiver mais utilidade.

  1. Considere o impacto ambiental dos produtos

Muitos produtos têm um grande impacto ambiental, seja pela extração dos recursos naturais ou pelos resíduos que geram. Por isso, antes de comprar, avalie se há alternativas mais sustentáveis, como produtos biodegradáveis ou de origem orgânica. Por exemplo, produtos de uso cotidiano, como xampus, podem conter óleo de palma, cuja produção tem levado a grandes desmatamentos.

  1. Evite embalagens desnecessárias

A poluição plástica é um dos maiores problemas ambientais da atualidade. Por isso, escolha marcas que oferecem embalagens reutilizáveis ou recicláveis; sempre que puder, opte por produtos a granel ou sem embalagem, e se acostume a usar ecobags.

  1. Pratique o consumo compartilhado

Nem sempre é necessário comprar algo novo. Experimente compartilhar, alugar ou trocar itens com amigos e familiares. Isso reduz o consumo e incentiva o uso consciente dos recursos que já existem.

  1. Descarte com consciência

O descarte consciente evita a contaminação de lençóis freáticos, do solo, fauna e flora e o acúmulo de insetos que transmitem doenças. Por isso, faça você em sua casa ou incentive seu condomínio a ter lixeiras para descarte de resíduos recicláveis; limpe toda e qualquer sujeira do seu pet; descarte com responsabilidade lixos tóxicos como pilhas e remédios.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *